RSS

A associação e sua história:



CIDADE: Floresta
ESTADO: Pernambuco
Rua: Pereira Maciel Nº 109
DIR. PRESIDENTE: José Arimatéa Martins do Nascimento

A associação Cultural “A vida é uma arte” é uma entidade legalmente constituída sem fim lucrativo que vem realizando há mais de uma década eventos culturais como Blocos carnavalescos, Quadrilha de São João, Grupos de Teatro, danças e exibições de filmes, promovendo um entretenimento educativo e cultural para crianças, jovens e adultos, com o objetivo de promover a inclusão social.

Diante do trabalho realizado ao longo dos anos com a imensa aceitação da comunidade, ela por si só já é considerada um Ponto de Cultura, com certeza é imprescindível esse reconhecimento, uma vez que ela desenvolve um trabalho de muita importância para o município. Em 1994 fundou o Bloco Candeeiro Luminoso fazendo as pessoas voltarem a vivenciar o carnaval de rua, e, em 2005 realizou a primeira festa de aniversário do Bloco comemorando os seus 10 anos de folia, foi o maior evento carnavalesco de todos os tempos na cidade, denominado como “Cand-Fest”, um carnaval fora de época diferente dos demais, com muitas apresentações culturais, com vários artistas da cidade de várias expressões artísticas.
No ano 2007 com nossa vocação as artes integradas, com o objetivo de resgatar e vivenciar a cultura da população de uma forma contínua, reabrimos o antigo cinema da cidade e estamos realizando com mais qualidade as atividades culturais.

O cinema da cidade esteve fechado para atividades culturais desde 1996, com um espaço bem amplo e propício para realizações de eventos culturais, hoje com os seus mais de 80 anos, o mesmo fez parte da história de infância e adolescência de várias gerações de florestanos, daí a sua importância. Enquanto vários cinemas do Estado vêm se transformando em estabelecimentos comerciais ou utilizados de outras formas que não têm nada haver com cultura, o nosso depois de mais década fechado, continua de pé, cumprindo a sua função social, graças a nossa iniciativa, mesmo com poucos recursos financeiros, mas com muitos recursos humanos o mantemos em atividade. Além das exibições de filmes. Já realizamos: “Festival da Primavera” no nosso Cine Teatro Recreio em 2008 e 2009 em parceria com a Escola particular Educandário Pequeno Aprendiz; e o espetáculo Teatro do Oprimido em parceria com o projeto “Cultura de Paz” da Diocese de Floresta, e em parceria com a “FUNDARPE " e a prefeitura promovemos o lançamento dos editais Cine Mais Cultura e Micro-Projeto Mais Cultura e no “Festival Pernambuco Nação Cultural,”as apresentações das peças “A saga de um corno(Grupo de Teatro Estação) História que o povo conta(Grupo os catolés da imaginação), A Lenda de Lenor ( Grupo de Toré Mundo encantado) Rádio de Catucaí (Grupo Arte), Romeu & Julieta(Grupo CINTERF), Danças Populares ( Grupo de Dança Sisal), promovemos também oficina de iniciação ao Teatro ministrada por o Ator Carlos Silva nos dias 03/04/2007, Educação Patrimonial em parceria com a prefeitura e a CHESF, “Dia da Consciência Negra” em parceria com o projeto “Preto no Branco” da Escola pública (Deputado Afonso Ferraz). Exibições de filmes com o projeto “Cine Clube” do ISEF (Instituto Superior de Educação de Floresta) e Escolas da rede Pública.

E vários espetáculos como em 2007 O pequeno imperador e Vivendo no Nordeste, em 2008 Elas & Ele, Confissões e Malefícios do tabaco, 2009 Teatro do oprimido, Romeu & Julieta, Beatriz por um triz e A chegada de Lampião no inferno em 1984 com a quadrilha junina da Rua Xv de novembro que existe até hoje apresentando em toda época de São João no nosso arraia da Rua xv. Além dos espetáculos oferecemos oficinas de dança, música, teatro, Audiovisual, Educação Patrimonial e orientações ao público jovem através de palestras com profissionais capacitados, proporcionamos momentos de lazer e entretenimento cultural e educativos, bem como instigar a formação de mentes críticas acerca do mundo, despertando os jovens para o exercício de cidadania e promovendo a inclusão social, assim afastando - os dos caminhos tortuosos que toda cidade em desenvolvimento como a nossa apresenta.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um comentário:

Alessandra [A.me] disse...

É isso aí, vamos incentivar a cultura Florestana.

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui